Seguidores

15 de julho de 2007

A razão de Estar AKi


A razão de estar Aki…
Pode ser SAUDADE…

Pode ser SAUDADE…
um CACIMBO cerrado
que a nossa terra cobria …
O SOL que despontava forte
em cada novo dia
e…
amanhecia
do lado do NORTE…

A razão de estar AKi…
O que senti…
De repente…
uma voz me segredou:
“Vai …chama a tua GENTE…”

E então…
a GARROA me fustigou…
as CASUARINAS
balanceando
me acenaram…
e…
o VENTO LESTE
soprando
me empurrou…
De volta me levou…
à razão de estar AKi…

Das DUNAS…
a AREIA se levantava
p’rá PRAIA escorregava…
A CALEMA despertou…
e…
o MAR espumando…
no AREAL batia…

Então…
me bateu
uma tal de SAUDADE!!!

Num vaivém certinho
as ONDAS rolavam
na nossa BAÍA…
Aos pares
os ROAZES brincavam
de Kimbares
com tal Alegria!!!

E a tal de DONA SAUDADE
me desafiou
p’rá grande festa!!!

As TRAINEIRAS
regressavam
da canseira da faina no mar…
Molengonas…
carregadinhas a abarrotar
apitavam…
As folionas…
vinham da PESCA!!!

Nas PONTES…
preparados os CHUPADORES …
Numa alegre xinfrineira
roncavam os motores
na FÁBRICA,
na FABRIQUETA…

Na ESCALA
os escaladores
num cantar genuíno…
cabeças cortando
barrigas limpando
o peixe escalavam…
até ao toque do sino…

A razão de estar AKi…
CABEÇAS-DE-PEIXE
“Alexandrenses”
AMIGOS do lugar onde cresci…

E… comigo…
PORTO ALEXANDRE crescia…
Crescia nas lides do seu povo
Crescia…em festa
Dando lugar a um mundo novo…

A razão de estar AKi…
Pode ser saudade…
Desejo maior
de reencontrar
um e outro AMIGO!!!

e…
neste meu sentimento…
bem alto já posso gritar…

Achei a minha gente!!!

Na memória
das minhas memórias,
achei a minha gente!
Percorri,
calmamente,
ruas de saudade.
Encontrei-me
com a minha gente!
Ouvi e revi histórias...
E, "pintei"
retalhos da cidade...


Lá longe, p'ra trás ficou,
no deserto,
um mar grande!
Aqui, agora,
tão perto
eu estou
a "viver"
PORTO ALEXANDRE !

Os anos passaram...
Um grande amor,
sempre dá casamento!
Com a nossa terra casaram
todos, tantos...
quantos a têm presente!

E, estou aqui,
p'ra vos dizer
palavras...
tão encantadas!
que farão reviver
VIDAS!!!
bem passadas.

DUNAS
AREAL
TARIMBAS
PONTES
TRAINEIRAS
PESCARIAS
COLÉGIO
IGREJA

Tanto p'ra recordar,
mesmo que não se veja!

FLAMINGO
MIRAGEM
CIMAR
SENA
JARDIM
CÂMARA MUNICIPAL
FONTE
ESCOLAS

Tanto lugar!!!

Aqui, agora...
neste reencontro especial
estamos a recordar...

CINEMA
RECREATIVO
INDEPENDENTE
(Até veio ao Continente
a uma final
da TAÇA de Portugal!)

ESCOLA DE CONDUÇÃO
- Solicitador? dos aflitos?
ESCRITÓRIO do CARLITOS

- Fica mesmo juntinho...
LOJA do SANTINHO

- Onde se vende bom pano?
LOJA do ALBANO

- Fica ali mesmo perto...
LOJA do ROBERTO

- Foi sempre a mais bela?
PENSÃO da ESTRELA

- A outra era melhor?
PENSÃO do ADAMASTOR

- Lá na outra... é que se curte!
PENSÃO da RUTE

- Era tudo baratíssimo?!!!
LOJA do VERÍSSIMO

- Ali, ganham-se prémios...
LOJA dos GÉMEOS

- É ali, não se engana!
SUL ANGOLANA

- Está pintado d'azul?
COMÉRCIO do SUL

- Há, pois, e da FINA!
BOMBA de GASOLINA

- Atracou... não foi avaria?
Tem de ir à CAPITANIA.!

- Se queres... pedes!
PAPELARIA do MAMEDES

- Tiveste "casa" primeiro?
- Já sei!
- És do BAIRRO POVEIRO.

- Vais jogar na lotaria?
BARREIROS PAPELARIA

- É do bom que queres comprar?
- Vai á CASA JOCAR.

- Não trouxeste farnel?
Come churrasco no ABEL

- Aberta o dia inteiro?
A LOJA do LOUREIRO

-Queres umas meinhas?
Vai à LOJA do CAMARINHAS

- Estás a sentir-te mal?
- Temos um bom HOSPITAL.

- Não te metas em confusão!
- Resolve-se na ADMINISTRAÇÃO.

- O quê? Ele não veio?!!!
- Telefona-lhe, no CORREIO.

- Isso arranja-se... não "t'inerbes"!!!
- Vamos ao COMES E BEBES .

- O teu perfume é uma porcaria!!!
- Compra outro, na DROGARIA.

- Só cortas o cabelo p'lo Natal?
- Então... vais ao MARÇAL !

- Que levas aí na panela?
- tremoços do CANCELA .

-Queres um bordado "à mão"?
- Vai à Suzete BODIÃO .

- Reconhecimento por mérito?
- Trabalhaste no ADÉRITO .

- Viveste numa boa Pescaria?
- Já sei! foi na PARCERIA.

- Caíste da mota? Que pena!
- Foi na Curva do SENA .

- Safei-me! Foi uma pândega!!!
- Já sei... vieste da ALFÃNDEGA.

- Queres fazer um veleiro?
- Tens de ir ao ESTALEIRO.

Tens sangue de guerreiro?
- Só pode …deu-te o MÁRIO CARNEIRO.

_Que belo peixe!
É das SACADAS.
Foi pescado p’los manos SANCADAS.

- Êh pá! Tanta luz naqueles barques!
_Estão à lula…são os MARQUES.

- Lembras-te da casa de madeira, que fica ao teu lado?
_SE me lembro…viveu lá a família VENÂNCIO DELGADO.

- Que bela bycle… a tua“pasteleira!
_ Vendeu-me o MÁRIO PELEIRA.

- E aquele assalto de Carnaval…
Veio gente de todo o lado…
_Qual? aquele que fizemos na casa do NECAS TROCADO?

- Jogar ténis?...é pá só quando for grande…
_P’ra quê…queres ser o CAMPO GRANDE?

-Muda de mobília…não sejas campónio!
_Achas?..Vou já ao MESTRE ANTÓNIO.

Tanta gente!!!
Tanto nome…
Outros tantos…
podia nomear
Gente de cunho maravilhas
Esses outros
a se orgulhar
de seus filhos e suas filhas.

Homens fortes …
Fazedores naquele lugar
Que crescia…
crescia…à beira-mar

PORTO ALEXANDRE!!!

_Esta Terra é vossa…não é só minha!!!
Dizia-nos sempre…
O nosso Presidente
LOURDINO TENDINHA.


Aka!!! Faz SAUDADE…
Tenho SAUDADE…
Das cores…
Dos rumores
Dos cheiros
Dos sabores
De TUDO…

A Razão de estar AKI…
O tempo que vivi…
O longe…agora tão perto…
Hoje podemos recordar…



O Nascer do dia no deserto.
O Curoca a esvair-se no mar,
ali, tão perto...
E, o CACIMBO
encobrindo o casario,
por todo o Kimbo.

A pouco e pouco,
a maralha s'agita
e... a azáfama,
toma conta da cidade,
num frenesim louco...

O sol vai alto,
o céu, agora, azul.
As meninas, embevecidas,
miram vaidades...

Montras... alta costura!
Última moda...
novidades,
no COMÉRCIO DO SUL!
Tão bem vestidas...
São uma formosura!!!

Aquela tarde amena...
não a passaram à toa.
Contrafeitas,
abrigam-se do vento,
incómoda GARROA,
que deixa maleitas,
em qualquer pessoa.

Deita-se o sol,
enraivesse-se o mar...
Ao rugido da CALEMA,
segue-se o pesar!
Quem diria...
tanto problema!.
Quanta pescaria
veio arrastar...


A noite
invade-se de luar...
Aqui e ali,
um e outro mais feliz,
comenta o temporal,
entre uns canecos,
lá dentro,
no BAR DO LUÍS.

- É hora da deita,
acabou o festival!
- Malta, boralá!
Inda vamos até à SIAL...

Mais longe que isso,
as meninas da CIMAR
sonham com feitiço...
E, a tal fada madrinha,
para as agradar,
estende a varinha
e.. lá estão os fatos,
que por enguiço,
não podiam comprar...

Meninas! Cinderelas!
Qual Bela Adormecida,
também fizeram estória
na nossa vida!!!

e…
não quero acabar…
Quero passar e repassar
cada cara… cada rosto
desta minha gente…
de quem muito gosto…



A razão de estar AKi…

Alexandrenses… os meus AMIGOS!!!


Aileda
Portimão, 9 de Junho de 2007


nota:
As palavras sublinhadas são ligações ao dicionário

Sem comentários: